A Câmara Municipal de Nova Timboteua aprovou, na manhã desta terça-feira, 17, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que define programas e projetos que vão nortear a implantação ou implementação de políticas públicas para a universalização do serviço de saneamento na cidade .
Com previsão de investimentos para os próximos 20 anos, o PMSB será o principal instrumento de planejamento estratégico com intervenções nas áreas urbanas e rurais.
“Esse plano é resultado de um conjunto de estudos que visam conhecer a situação atual do município e, a partir daí, planejamos ações e alternativas para a universalização do serviço público de saneamento”, explica a Secretaria do Meio Ambiente de Nova Timboteua (SEMMA) , Fábio Antônio Carvalho .
De acordo com o PMSB, a Prefeitura de Nova Timboteua deverá captar recursos que serão investidos em construções de SAA , esgoto , drenagem de águas pluviais e resíduos sólidos , qualificação de pessoal, implantação do programa de uso racional da água e educação ambiental, destinação final adequado dos RS , entre outros projetos.
Segundo o coordenador de elaboração, Zezinho do Saneamento , o plano é um instrumento estratégico de planejamento e gestão participativa, constituído com a participação popular, que prioriza as necessidades mais urgentes das comunidades.
Uma pesquisa realizada na área urbana e rural do município recebeu as necessidades mais urgentes a serem solucionadas.
Com o PMSB, a expectativa é de que, até 2045 , através das ações previstas pelo PMSB, a execução do saneamento seja de 100% .
Ressaltou que a elaboração do PMSB se deu mais ou menos oito meses durante a gestão atual, da prefeita Cláudia do Socorro .